A Microsoft anunciou nesta segunda-feira um investimento de US$ 1 bilhão na startup de inteligência artificial OpenAI, para aprimorar sua plataforma de computação em nuvem Azure. A OpenAI até pouco tempo era uma instituição sem fins lucrativos focada na pesquisa de inteligência artificial e apenas recentemente se transformou em uma empresa privada.
As empresas disseram que desenvolverão juntas tecnologias de supercomputação para o Azure, serviço que ajudou a impulsionar o crescimento da Microsoft e colocá-la como a empresa de capital aberto mais valiosa do mundo.
O Azure é o segundo maior serviço de computação em nuvem, atrás apenas do AWS, da Amazon. A Microsoft informou na semana passada que as vendas do Azure subiram 64% no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período de 2018.
Greg Brockman, cofundador e presidente da OpenAI, disse que a empresa planeja usar o dinheiro do investimento da Microsoft em não mais do que cinco anos. Como parte do acordo, a OpenAI executará seus serviços na plataforma do Azure e usará a Microsoft como seu parceiro principal para comercializar suas tecnologias de inteligência artificial.