Como um software jurídico te ajuda a gerenciar seus processos

A tecnologia está transformando todos os segmentos do sistema judiciário, impactando frontalmente a forma com que os juízes, advogados e as parte interajam entre si na conjuntura processual. Em suma, a inovação tecnológica está mudando a cultura jurídica.

Essas mudanças têm alcançado de maneira expressiva a advocacia e mudado a rotina dos escritórios no Brasil. A maneira tradicional de advogar tem sido considerada ultrapassada, isto é, o advogado moderno usufrui das tecnologias e torna seu ambiente de trabalho mais produtivo. Para tanto a utilização de um software jurídico é essencial.

O Processo Judicial Eletrônico é uma realidade em todo o país, e a tendência é que desenvolva ainda mais. Para que você advogado acompanhe esse crescimento é primordial ter em mãos as ferramentas adequadas para aproveitar ao máximo dos recursos relacionados às plataformas. É nesse sentido que o  se torna um importante aliado.

Para que você compreenda melhor como um software jurídico pode te ajudar no gerenciamento dos processos, iremos apresentar a seguir uma série de benefícios que podem ser atribuídos a utilização desses programas para o acompanhamento dos processos por meio de sistemas automatizados.

Variáveis processuais

Todo processo judicial traz consigo uma série de variáveis que devem ser observadas com o máximo de atenção pelos advogados. Ao peticionar e, assim, dar início ao trâmite de uma ação, o advogado vincula-se a uma sequência de atos processuais que serão imprescindíveis para o desfecho positivo daquele processo. Logo, uma falha procedimental pode afetar de maneira negativa o sucesso da causa.

As principais variáveis que podem ser mencionadas são as relacionadas aos atos processuais diversos, que são praticados pelos juízes, partes e serventuários da justiça, audiências marcadas e os prazos relacionados à atuação no processo.

O acompanhamento dessas variáveis de maneira convencional acaba por trazer uma série de problemáticas para os advogados, tais como o gasto temporal excessivo no monitoramento, maior chance do cometimento de falhas na organização e cumulação de tarefas.

Ter um software jurídico que realize o gerenciamento dos processos, automatizando esse acompanhamento, além de eliminar as dificuldades enfrentadas pelos advogados apresentadas anteriormente, traz maior segurança para o escritório.

Economia de tempo e recursos

Ter um software jurídico à disposição do escritório possibilita que haja um ganho expressivo no que tange à economia de tempo e de recursos, sejam eles financeiros, materiais ou mesmo de pessoal.

Não raramente os advogados que não possuem algum tipo de software jurídico para o gerenciamento de processos, gastam algumas horas diariamente nos sites dos tribunais, analisando os diários oficiais em busca de alguma atualização sobre estes.

Além desse fato, os escritórios acabam tendo de dispor de recursos financeiros para financiarem o gasto com locomoção ao fórum. Este, por si só, já atrai outros gastos, como a contratação de pessoal, já que com um número elevado de processos, uma única pessoa não é suficiente para monitorar os andamentos.

O software jurídico soluciona a maioria dessas dificuldades, pois em uma única interface traz todos os processos em que o escritório atua, atualizando-o diariamente acerca dos novos andamentos que porventura sejam relevantes e permitindo assim ao advogado que, de onde estiver, possa ser alertado sobre qualquer novidade em seus processos.

 Controle dos prazos processuais

Uma outra maneira em que o software jurídico pode beneficiar o funcionamento do escritório de advocacia reside na organização dos prazos processuais que podem ser o Calcanhar de Aquiles do advogado.

Conhecer os prazos processuais, que diga-se de passagem são diversos, não é uma tarefa simples, e ter de monitorá-los continuadamente traz uma sucessão de problemas, já apresentados aqui.

Caso o advogado não disponha de algum software jurídico que possibilite o gerenciamento dos processos, inevitavelmente ele terá, de maneira convencional, que acompanhar diariamente o andamento de seus processos e ter um profundo conhecimento das regras estabelecidas pelos Códigos Processuais.

A gestão facilitada dos processos, por meio de um software jurídico, é possibilitada em razão de mecanismos tecnológicos que realizam a importação automatizada dos diários oficiais dos tribunais em que hajam processos em que o advogado atue, relacionando as publicações com os prazos e tornando toda essa conjuntura mais simplificada e intuitiva.

A utilização de um software jurídico permite que o advogado concentre sua preocupação em outras áreas, de modo que além de organizar os processos, delimita e alerta o escritório a respeito dos prazos processuais a respeito das ações em a banca atua.

Reflexos na qualidade do atendimento ao cliente

Bem se sabe que a advocacia está cada vez mais concorrida, e para a evolução na carreira o destaque perante os clientes é primordial, principalmente se considerarmos as dificuldades naturais para a realização de publicidade. Logo, é essencial que, além do sucesso nos processos em que atua, o advogado propicie um atendimento personalizado aos seus clientes.

A utilização de um software jurídico de gerenciamento de processos tende a simplificar essa relação, tendo em vista que de posse das informações relacionadas às ações de maneira dinâmica e automatizada pode fornecer aos clientes informações mais precisas a respeito de suas demandas.

Nesse sentido, com um software jurídico o escritório pode propiciar ao advogado um atendimento não somente personalizado, mas automatizado, provendo as informações de maneira mais eficiente e evitando a perda de tempo desnecessária, além da dor de cabeça causada pela gestão convencional de informações para atualização da clientela.

Produtividade é tudo

Um software jurídico é capaz de aumentar, de forma multifatorial, a produtividade do escritório. Pelos motivos explanados aqui, você advogado, terá mais tempo para se dedicar à evolução da carreira, deixando que programas como o ProAdv cuide da logística que envolve o acompanhamento dos processos e fornecendo as informações que você precisa para realizar um melhor trabalho.

Torne seu escritório mais produtivo, integre um software jurídico à sua rotina de trabalho e faça com que as suas tarefas sejam mais eficientes para assim conquistar mais espaço no mercado.

 

Original: http://blog.proadv.adv.br/como-um-software-juridico-te-ajuda-a-gerenciar-seus-processos/

Mapa do site

impacta logo branca

Trabalhe Conosco

Login

Conectamos dados, tecnologia & inovação gerando melhoria contínua, eficiência e novos caminhos para a sua operação jurídica.

Impacta © 2019 Todos os direitos reservados.

Entre em contato

logo impacta branco

(21) 3527-3440

contato@impacta.adv.br

Estrada do Pau Ferro, 480, bloco 3, 7° andar – Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ

Entre em contato

logo impacta branco

(21) 3527-3440

contato@impacta.adv.br

Estrada do Pau Ferro, 480, bloco 3, 7° andar – Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ

Trabalhe conosco

logo-impacta-branco.png

(21) 3527-3440

contato@impacta.adv.br

Estrada do Pau Ferro, 480, bloco 3, 7° andar – Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ

Trabalhe conosco

logo-impacta-branco.png

(21) 3527-3440

contato@impacta.adv.br

Estrada do Pau Ferro, 480, bloco 3, 7° andar – Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ

LIGAMOS PARA VOCÊ

Trabalhe conosco

logo impacta branco

(21) 3527-3440

contato@impacta.adv.br

Estrada do Pau Ferro, 480, bloco 3, 7° andar – Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ

Trabalhe conosco

logo impacta branco

(21) 3527-3440

contato@impacta.adv.br

Estrada do Pau Ferro, 480, bloco 3, 7° andar – Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ

Escolha sua versão

Departamento jurídico

Escritórios de Advocacia

× Como posso te ajudar?